Chá de cogumelo pode ajudar a parar de fumar

Publicado em 16/02/2016 - Por Psicodelia.org

Se você quer parar de fumar e não consegue, saiba que um novo estudo envolvendo a psilocibina, princípio ativo dos cogumelos alucinógenos, pode ajudar fumantes a abandonar esse hábito.

Geralmente consumidos sob a forma de chá, alguns cogumelos contém os ingredientes psicodélicos psilocibina e psilocina. Quando consumidos, eles causam alterações de humor e percepção: é a famosa “viagem”.

Para saber se esses componentes psicodélicos poderiam ajudar viciados em nicotina, os pesquisadores chamaram 10 homens e 5 mulheres saudáveis. Os participantes tinham por volta de 50 anos e durante 30 anos fumavam cerca de 20 cigarros ao dia. Eles também já haviam tentado largar o cigarro ao menos seis vezes ao longo da vida.

Durante três sessões, espalhadas durante 7 dias, os participantes tomaram doses que variaram de 20 a 30 mg de psilocibina a cada 70 kg de seu peso. Eles foram encorajados a curtir a viagem: alguns ouviram música, outros preferiram focar em suas experiências internas.

Depois de um semestre, 80% dos participantes haviam parado de fumar. A taxa é bastante alta, principalmente se comparada a outras formas de terapia. A taxa de sucesso de remédios para acabar com o vício gira em torno de 35% após seis meses de uso. Apesar de os índices da psilocibina serem super positivos, os pesquisadores alertam: os resultados foram obtidos com doses controladas, em conjunto com um programa acompanhamento psicológico.

“Quando usada em um contexto terapêutico, a psilocibina pode levar à reflexão profunda sobre a vida, e despertar a motivação pra mudar”, disse o pesquisador Matthew Johnson, autor do estudo.

via InfoAbril

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]