Conheça o movimento Rastafári

Publicado em 12/09/2016 - Por Julio Brum

Sempre estivemos rodeados de pessoas adeptas ao estilo jamaicano e principalmente em relação aos dreadlocks. Porém o que poucos sabem, é que esse modo de se vestir envolve toda uma cultura cheia de crenças, diretamente ligada ao Movimento Rastafári.

Trata-se de um movimento religioso, que adota Haile Selassie I, antigo imperador da Etiópia, como um Deus encarnado, chamado de Jah ou Jah Rastafari. Ele também é parte da Santíssima Trindade, profeciada pela Bíblia como o messias que retornaria à Terra. O nome Rastafari vem de Ras (literalmente “cabeça”, um título etíope equivalente à Duque) e Tafari Makonnen, o nome pré-coroação de Haile Selassie I.

Os seguidores do movimento e que cultuavam Jah foram crescendo e criando costumes de uma tribo única. Os dreadlocks são cultivados por razões filosófico-religiosas e identitárias, representando a figura do “Lion of Judah“. Símbolo da pureza, da não-violência, luta e rebelião contra o sistema, contra a Babilônia. Eles são a expressão mais íntima de uma maneira pura e espiritual da vida.

Muitos deles seguem uma dieta sem carne de porco e frutos do mar, ou ainda, uma dieta puramente vegetariana. Essa dieta chama-se ital e tem base nos ensinamentos bíblicos do antigo testamento. Com base nessa dieta eles evitam o álcool, como também usar elementos sintéticos e químicos em seus alimentos. Seus objetivos sempre foram obter liberdade de expressão, priorizar sempre o amor e a amizade e viver de modo natural, aceitando a forma em que o ser humano foi criado.

A famosa ganja, marijuana, cannabis ou simplesmente maconha, é uma erva medicinal usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais controlados. Eles usam a erva para a iluminação da mente para que eles possam corretamente argumentar sobre as coisas do mundo. Antes de fumar, o Rasta faz uma prece para Jah ou para Haile Selassie I.

O movimento rastafári se espalhou por todas as partes do mundo, em boa medida, por causa da imigração e do interesse gerado pelo ritmo do reggae; mais notavelmente pela entrada na música internacional do cantor jamaicano Bob Marley. As mensagens levadas por ele promovem amor e respeito por todos seres vivos, enfatizando a importância da dignidade humana e do auto-respeito. Acima de tudo, da liberdade espiritual, psicológica e física.

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]