Curitiba dando um novo significado ao carnaval de rua

Publicado em 25/01/2016 - Por Psicodelia.org

Curitiba gosta mesmo é de música eletrônica e isso foi comprovado no último domingo, dia 24 com a realização do Pré Carnaval Eletrônico na Avenida Marechal Deodoro, no centro da cidade.

Famosa por não ter nenhum grande acontecimento durante os dias oficiais de folia, a cidade retomou há pouco tempo o movimento de incentivo aos carnavais de rua. Porém, segundo a própria prefeitura, nunca um evento de pré-carnaval (eletrônico ou tradicional) reuniu um público tão grande como o desse final de semana. Segundo estimativas da própria prefeitura, cerca de 100 mil pessoas participaram do evento gratuito com a presença de Alok, Illusionize, Rafael Araújo, Repow, Sound Cloup, C.R.O.M.I. e Pombeatz.

“Hoje, depois de três anos de incentivo e reconhecimento da música eletrônica, conseguimos dar ao gênero o espaço que merece. É um setor que revela diversos talentos e que tem uma importância econômica enorme para Curitiba”, diz Igor Cordeiro, superintende da Fundação Cultural de Curitiba.

Sucesso de público em 2015, é a segunda vez que acontece o carnaval eletrônico na cidade que vêm se tornando um polo da música eletrônica por seus mais variados projetos acontecendo de forma crescente na região.

“É um grande prazer poder participar deste evento, que já é muito significativo e importante para a nossa cidade. O cenário musical eletrônico de Curitiba é conhecido no Brasil todo. E o Pré-Carnaval Eletrônico demonstra isso. Este evento é de suma importância para o desenvolvimento musical e cultural da cidade”, diz o DJ e produtor Rafael Araújo, que também é instrutor da Aimec.

Princípio de confusão no final do evento

Mas nem tudo foi flores. Como era de se esperar, em um evento com público tão grande, em algum momento poderia ocorrer algum tipo de confusão entre público e PM, como registrou o site Curitiba Mil Grau: “um suposto vandalismo no meio da multidão fez com que os policiais começassem a reprimir a multidão com bombas de gás e tiros de borracha. A correria começou por volta das 20 horas e a avenida principal foi bloqueada.”

Destaque na imprensa

Hoje cedo, o evento foi destaque na primeira página da Gazeta do Povo, o principal jornal do estado do Paraná. Foi uma grande vitória para a cena eletrônica curitibana, que raramente recebe destaque da imprensa tradicional:

via

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]