Luz no fim do túnel: Clubs reabrem na China e Eventos começam a ser liberados na Espanha a partir deste mês. Entenda

Publicado em 05/05/2020 - Por Salomão Augusto

imagem: Reabertura do OIL Club/China

 

Via Resident Advisor

Espanha permitirá que alguns “eventos culturais” ocorram a partir deste mês. Medidas estão sendo tomadas de acordo com a curvatura e progressão das políticas de isolamento no país.  Como parte da redução gradual das restrições do país, a partir de 11 de maio, os terraços externos de restaurantes e bares poderão abrir a 50% da capacidade, informa o The Local . Os eventos também poderão retornar, de acordo com a revista IQ , com no máximo 30 pessoas para eventos internos e 200 para eventos ao ar livre. Exigirão a implementação de diretrizes de distanciamento social, como assentos designados espaçados.

A próxima fase chegará provisoriamente em 26 de maio, embora esteja sujeita a alterações. Quando cinemas, teatros, galerias de arte e museus podem reabrir com capacidade parcial, enquanto o limite para eventos sobe para 50 pessoas em ambientes fechados e 400 ao ar livre, ainda com assentos atribuídos. Finalmente, planejada para 10 de junho, a capacidade para eventos internos sobe para 80, enquanto as funções externas podem acomodar até 800 pessoas em assentos.

Embora as notícias pareçam positivas na superfície, alguns promotores têm preocupações sobre a viabilidade de operar sob restrições extremas e tentativas e a logística de planejamento para as fases, enquanto detalhes e requisitos ainda estão sendo resolvidos.

O co-fundador e diretor do Brunch , Loïc Le Joliff, disse ao Resident Advisor falta de detalhes específicos e datas concretas torna o planejamento dessas fases “complicado” e “desafiador”. “É claro que os promotores da Espanha na semana passada ficaram muito felizes. Essa foi a primeira notícia boa – vimos alguma luz no fim do túnel”, Le Joliff. “Mas então verificamos os detalhes e percebemos que ainda não há detalhes. E percebemos que há muita contradição”.

Le Joliff apontou como famílias e grupos de dez pessoas podem sair juntos em terraços de bares, embora, se essas mesmas pessoas fossem a um evento maior ao ar livre, teriam que sentar todos separados, espaçados no assento designado.

“Não faz sentido operar apenas com um terço da capacidade”RA . “O governo não dá ajuda a coletivos como nós, o que é muito triste … Meus sentimentos pelo plano do governo são conflitantes, pois, por um lado, entendo que estas são as medidas que devem ser tomadas, por razões de saúde, mas sinto que são. realmente não levando em conta que, para promotores ou locais abrirem para [30%] capacidade, isso significa apenas que eles estão perdendo dinheiro, e novamente a Espanha não está dando nenhuma ajuda a esse cenário, já que as baladas não são consideradas cultura aqui “. [Na terça-feira à tarde, 5 de maio, o governo espanhol anunciou que está concedendo 76,4 milhões de euros em subsídios ao setor cultural, incluindo 38 milhões de euros especificamente para artes cênicas e música.]

Purificación Salgado, do clube de Barcelona LAUT, ecoou esse sentimento à RA. “Com uma restrição de capacidade (no máximo um terço), não temos o plano de realizar eventos nessas condições”, afirmou Salgado. “Portanto, neste momento para nós, não é possível operar dentro das rígidas diretrizes”.

“A atitude da indústria da música eletrônica é tudo o que podemos fazer, vamos fazer”, disse Le Joliff, do Brunch. “Vamos fazer funcionar … É claro que, se você não mudar seu modelo, não faz sentido com um terço da capacidade. Teremos que readaptar”. Para isso, ele diz que os promotores acompanharão de perto as fases de fechamento do desdobramento. “Não sabemos qual será o novo normal … Devemos trabalhar no modelo [por uma fase] que durará duas semanas ou devemos esperar”, disse ele. “Essa é a nossa abordagem,

Ainda assim, Le Joliff está confiante de que os ravers também irão se ajustar. “Os jovens que eles realmente querem festejar, não estão com medo. No momento em que tivermos alguma coisa, ela se esgotará.”

 

China

 

Um período sem precedentes de incerteza e ansiedade chegou ao fim na China, com a retomada da vida na maior parte do país após a pandemia de coronavírus, Também conhecido como COVID-19. No mês passado, várias províncias levantaram restrições de movimento em meio a quedas acentuadas no número de infecções transmitidas localmente. Hubei, onde o surto começou, terminou seu bloqueio em 8 de abril, depois que novas infecções caíram para zero em 19 de março. Oficialmente, 83.000 casos foram relatados em todo o país, embora os pesquisadores acreditem que o número real seja muito maior .

 

As empresas reabriram suas portas, mas o retorno à normalidade permanece distante. Para as boates fechadas desde o final de janeiro, a reabertura ao público trouxe um otimismo cauteloso.

No OIL Club em Shenzhen, cidade que faz fronteira com Hong Kong, a participação da multidão está no lado mais baixo, porque algumas pessoas ainda têm medo de sair, disseram os co-fundadores Yangyang Song e Huiyuan Sun ao Conselheiro Residente . “Muitas pessoas não estão dispostas a ficar atrasadas para as festas agora, então os eventos também terminam mais cedo do que antes”, disseram eles. O OIL foi aberto ao público em 27 de março, no mesmo dia de vários outros locais, incluindo o TAG em Chengdu e Loopy em Hangzhou.

“Neste momento, ainda não podemos pagar à tripulação todo o seu salário, mas eles entendem que nossa equipe tem sido muito leal”, disseram Song e Sun. Para se manter à tona durante o confinamento, o clube iniciou a Far Radio em fevereiro e vendeu vouchers de bebidas e abridores de garrafas.

Na TAG, “cerca de 10 a 15% de nossos clientes ainda hesitam em sair”, de acordo com a contratada do clube, Aymen Hajlaoui. “Não posso dizer com certeza que podemos recuperar nossas perdas, mas se continuar assim, as perspectivas não parecem ruins.”

“Eu não achava que poderíamos reabrir até o final de abril, então fazê-lo até o final de março, época do nosso aniversário de seis anos, foi realmente especial”, disse Hajlaoui. Antes da epidemia, o aniversário do TAG era inicialmente planejado como um evento de três dias, mas com as restrições diminuídas na semana anterior, o clube comemorou com a colaboração da Rádio Comunitária de Chengdu para uma pequena festa. A plataforma de rádio foi lançada no ano passado por Hajlaoui e Kristen Ng.

 

imagem: Reabertura do TAG

Outros clubes em Chengdu, como Cue e AXIS , também estão de volta, mas muitos locais foram solicitados a permanecer fechados pelas autoridades devido à sua localização ou capacidade, de acordo com Ng. “Os locais ao vivo ainda não receberam luz verde, o que significa que os shows da banda ainda estão em espera”, disse ela.

Os locais em Xangai foram os primeiros a abrir o país, com os hotspots de 44KW e Elevator recebendo os ravers nos dias 12 e 20 de março, respectivamente. A cidade foi uma das regiões menos afetadas pela pandemia, embora os moradores continuem cuidadosos. Vinil Diário, uma loja de discos com apenas um compromisso, não está vendo tantos detalhes quanto antes, mas o co-fundador Endy Chen acredita que isso mudará à medida que as pessoas demorarem para se adaptar. Chen, que também dirige os selos Eating Music e Groove Bunny Records , deve tocar no quarto aniversário do Elevator em 1º de maio e antecipa uma participação sólida.

 

imagem: Reabertura do elevador club/ China

 

Os clubes estão tomando todas as precauções de segurança possíveis, incluindo limpeza e desinfecção regulares das pistas de dança. Antes de entrar nos espaços, as pessoas passam por verificações obrigatórias de temperatura e digitalizam um código QR em seus telefones que indica seu status de saúde. Uma vez lá dentro, muitos mantêm suas máscaras.

Mesmo quando a maioria na China volta ao trabalho, algumas áreas ainda possuem regras firmes. Em Pequim, qualquer pessoa que chegue de outras partes do país deve seguir uma quarentena de 14 dias. “Agora é bastante rigoroso em Pequim”, disse Slowcook , morador de Zhao Dai , que está atualmente em quarentena. “Não sei ao certo quando Zhao Dai será aberto, sair sons tão distantes para mim, especialmente porque nem consigo descer”, disse ela.

O governo da China suspendeu formalmente a entrada da maioria dos estrangeiros para evitar uma segunda onda de infecções, o que significa que atos internacionais não serão agendados tão cedo – mesmo aqueles com permissão de residência ou visto válidos não podem entrar. Mas muitos apontaram revestimentos de prata ocultos para a situação atual.

A falta de artistas estrangeiros é “uma boa oportunidade para fortalecer a comunidade local e o crescimento de novos DJs”, disse Chen, do Daily Vinyl. “As formações são 100% locais hoje em dia, e isso é ótimo”, repetiu Ng em Chengdu. “Os DJs que nunca tocariam o horário de pico nas salas principais agora estão tendo a chance. Cancelamentos de reservas internacionais significam que a lista de clubes está enchendo seus fins de semana com novos rostos locais”.

À medida que a vida noturna chinesa se recupera lentamente, esperam-se que as comunidades musicais reapareçam mais fortes do que nunca. Ng disse: “As pessoas têm praticado sua arte, descansando e agora gradualmente começando a se apresentar para multidões sedentas com energia renovada”.

 

imagem: DATA SUS

Brasil

Mesmo com o cenário no mundo todo começando a ter um respiro de otimismo, aqui estamos sem previsões.
No Brasil ainda seguimos na crista do pico de contágio, o qual nos colocou em situações de extremo alerta nas últimas semanas após o Data Sus junto ao Ministério da Saúde ter trazido a luz números como +500 mortes no estado de São Paulo em decorrência do COVID-19 e outros casos que também surpreendem. Os governos de todos os estado do país estão cumprindo decretos que tem exponenciado essa curva de contágio, mas tudo depende da consciência individual e coletiva.

Nós do Psicodelia pedimos a todos que FIQUEM EM CASA porque somente assim podemos ter um quadro positivo em meio a esse cenário que nos assombra a mais de 50 dias.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]