Pulsar prioriza o bem estar dos participantes

Publicado em 17/05/2016 - Por Camila Canabarro

O Pulsar Festival está chegando à sua segunda edição, que acontecerá entre os dias 25 a 30 de maio em Ipoema, Minas Gerais. Para Janaina Sarzi, uma das mentes por trás do evento o mercado de festivais brasileiros está saturado e por isso é preciso pensar em novas ideias e parar de fazer o mais do mesmo.

“Preferirmos limitar o evento e manter sua essência”. Pulsar

O Pulsar leva o conceito de qualidade ao pé da letra pensando em cada detalhe para que o público aproveite do começo ao fim. A organização não espera um grande e exagerado público justamente para que possam dar conta de cada particularidade, garantindo assim, a diversão de todos os participantes.

 

Preocupação com a saúde e bem estar dos participantes

Um de seus grandes destaques fica por conta da parceria com o ResPire, projeto de redução de danos que capacita jovens sobre redução de riscos e danos em contextos de festas. O objetivo do coletivo é de estimular a reflexão, o auto-cuidado e compartilhar informações sobre as consequências e riscos relacionados ao uso de drogas, sem nenhum julgamento.

Além disso, realizam o acompanhamento terapêutico de pessoas que estejam tendo experiências negativas relacionadas ao uso de drogas, os Primeiros Socorros Psicodélicos, e oferecer testes de substâncias para evitar consumos indesejados e efeitos inesperados.

 

Local

O Pulsar acontecerá em Ipoema, localizado em Minas Gerais e cercado por belos cânions e cachoeiras exuberantes. Ipoema conta com duas importantes áreas de Proteção Ambiental: o Morro da Pedreira e a Bacia Hidrográfica Ribeirão Aliança, também conhecida como Mata do Limoeiro. As duas áreas são de mata preservada, com diversas cachoeiras e cânions em seu território e arredores.

 

Solidariedade

O festival estará arrecadando agasalhos a fim de ajudar famílias carentes da região. O objetivo da Campanha do Agasalho é coletar o maior número possível de roupas, calçados, agasalhos e cobertas para suprir as necessidades de pessoas que estejam precisando.

O ponto de recolhimento se encontrará na portaria do evento, a doação não é obrigatória, mas se todos ajudarem um pouco com certeza fará uma enorme diferença para quem precisa! <3

 

Música

O evento contará com 3 palcos: o Molecular Stage, o Quantum Stage e o Cosmic Stage.

O Molecular Stage, é dedicado a música eletrônica experimental no qual o principal objetivo é a criação e inovação, a dança não é o foco. A programação inclui artistas que dominam estilos como down tempo e novos talentos que exploram diferentes expressões sonoras.

Já o Cosmic Stage é dedicado as batidas intensas do psytrance no qual projetos do Brasil e do Mundo comandam a pista. Os destaques ficam com Nargun, Marambá, Confo, Giuseppe, Derango kt, Glosolalia para citar somente alguns.

Quantum Stage, é o espaço destinado a terapia holística, uma prática que busca o equilíbrio do corpo, da mente e o social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda e o despertar da consciência do participante.

 

Confira o nosso bate papo com a organização do evento:

 

Conte-nos um pouco sobre a história do Pulsar Festival.

Acho que não tem muita diferença da história de muitas festas e festivais de psytrance pelo planeta. O Pulsar surgiu da junção de idéias de 3 frequentadores da cena com muita vontade de inovar e subverter conceitos em prol de um aumento de qualidade nos festivais do Brasil.
É uma história curta e intensa, pois o festival começou a ser esboçado em Agosto/Setembro de 2014 e no começo de Junho de 2015 já abria as portas ao público em sua primeira edição. Esperamos que este seja apenas o breve começo de uma longa história!

 

Quantas pessoas vocês esperam para a edição deste ano e quais são os maiores desafios ao colocar um festival desse porte em prática?

Por ser um festival de conceito mais underground, o público alvo do Pulsar não é muito grande. Após o primeiro festival com cerca de 1400 pessoas, esperamos um pequeno aumento para 1800 a 2000 pessoas no total.

Os maiores desafios hoje são enfrentar um mercado altamente saturado como temos hoje no Brasil, e seguir evoluindo e crescendo, apostando em novas idéias ao invés do que já se sabe que funciona. O processo de legalização do festival também é trabalhoso, mas necessário e essencial para a realização do mesmo

 

O festival vêm se tornando cada vez mais conhecido, principalmente nessa última edição. Você acha que há um limite de crescimento para eventos com a proposta do Pulsar, ou quanto maior, melhor?

Quando fizemos a escolha do local, um limite de público já foi instituído a cerca de 3 mil pessoas. Preferirmos limitar o evento e manter sua essência e energia, pelo menos em um futuro próximo.

 

Como funciona o processo de seleção de DJs, oficinas e demais atrações?

Cada área tem um curador, e o mesmo é encarregado de fazer a seleção dos projetos. Alguns vem da observação de cada curador ao longo do ano em festas e festivais e outros através de inscrição por formulário online. Toda a seleção é feita tendo em vista garantir a satisfação do público disposto a abraçar o conceito do encontro.

 

Um festival do tamanho do Pulsar certamente causa algum impacto no local onde é realizado e por isso é essencial que se preocupe com causas ambientais. Como vocês cuidam desse aspecto?

O Pulsar se encontra em área de amortecimento do Parque Estadual da Mata do Limoeiro, e também por isso o cuidado com o meio ambiente deve ser redobrado! A integração do encontro com a sustentabilidade vai desde um curso de bio construção pré festival até o comprometimento de toda a equipe com a limpeza, separação de resíduos e conscientização do público acerca das causas ambientais. Ações de conscientização acontecem desde o vilarejo de Ipoema até a entrada do festival e arredores. Após a última edição, materiais e mão de obra foram doados para a construção de bancos e um mirante na sede do Parque Estadual.

 

Não deve ser nada simples organizar um evento dessa proporção. Durante o festival a equipe consegue tira um tempo para curtir?

Realmente é muito trabalho e em um ritmo intenso (rs), mas são muitos dias de festa então acabam sobrando alguns momentos para curtir um pouco do evento. A maior satisfação está em ver tudo correr bem e as pessoas se divertindo.

 

Para quem nunca foi ao Pulsar, quais as suas dicas para aguentar tantos dias de festa sem perder o ritmo?

Venha preparado para o frio e o calor, não esqueça de se hidratar e se alimentar. São muitos dias de festa então é necessário um cuidado redobrado com o corpo. Também venha de mente aberta para muito aprendizado e troca de conhecimentos e uma experiência inesquecível em meio a natureza exuberante de Minas Gerais!

 

Saiba Mais

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]