Ritmo, referência mundial em psytrance progressivo, faz breve tour no Brasil

Publicado em 09/09/2012 - Por Mohamad Hajar

Para fazer a comemoração dos nossos 5 anos, optamos por dividir a celebração em 3 festas, pensando nos nossos 3 maiores públicos: psytrance, electro e techno. Para as duas últimas ainda estamos fazendo mistério, mas a primeira delas já está bem próxima de acontecer. Para fazer as honras da festa focada na psicodelia, nossa raíz, escolhemos ninguém menos que Ritmo, um dos melhores produtores-DJs de psytrance progressivo da atualidade.

Dubi Dagan, o cara por trás do projeto, é mais um daqueles que vive a música eletrônica desde pequeno. Seu interesse começou nos anos 80, quando trocou o heavy metal pelas bandas de New Wave, como Depeche Mode. Ao adentrar os anos 90, seguiu o curso natural da maioria das pessoas da época, e tornou-se um fã do Big Beat, produzido por gente como The Prodigy e The Chemical Brothers. Foi somente depois disso que teve seu primeiro contato com o psytrance, uma paixão que já dura quase duas décadas.

Iniciou sua carreira como residente no Luna Club, em Haifa, Israel, mas ainda usando seu verdadeiro nome. A alcunha Ritmo foi nascer somente na segunda metade dos anos 2000, quando decidiu virar produtor e ingressou no aclamado selo Iono Music, um dos principais de psytrance no mundo. Foi lá que, em 2008, o álbum de estréia foi lançado: Disharmonic Silence foi um sucesso de crítica, e foi o cartão de visitas de Dubi para o mundo todo.

Desde então, Ritmo é referência quando o assunto é psytrance progressivo. Seu estilo, segundo ele próprio, é a transcrição musical do ritmo dos nossos corpos e almas, e preenche uma lacuna que existia na cena psicodélica. Esta proposta lhe rendeu boas gigs, como os festivais alemãos Fusion Festival e Indian Spirit, o austríaco Spirit Base e os nossos brasileiros XXXperience e Tribe. Desde o lançamento do primeiro álbum, Ritmo trabalhou em diversas colaborações, com gente como Liquid Soul, Ace Ventura, Symphonix e Suntree, com quem forma o projeto paralelo chamado Ritree. Atualmente está trabalhando no segundo álbum, que deve ser lançado em breve.

Confira abaixo um pouco do set dele no Moshka Purim 2012:

E um trecho da apresentação no Hadra Festival, em 2010:

E para entrar no ritmo (tudum-tss) da festa de sábado, fiquem com o seu set gravado mais recentemente, para o prograva Global Trance Grooves, de John 00 Fleming – lembrando que está disponível para download!

Para mais informações sobre a festa de 5 anos do Psicodelia, que acontece sábado (15/set) no Club!, acesse o evento oficial no Facebook. Além desta data, Ritmo toca em outras 3 cidades brasileiras: dia 14 no Insanity Club, de Florianópolis, dia 21 no Deputamadre, de Belo Horizonte e dia 22 no Goa Club, de Juiz de Fora.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]