Sintetizadores?

Publicado em 07/02/2008 - Por

É bem provável que você já tenha ouvido falar em sintetizadores, popularmente chamados de “synths”, mas o que você sabe sobre eles?
Um sintetizador é um instrumento musical eletrônico. Ao contrário dos instrumentos acústicos onde algo deve se mover ou entrar em ressonância para criar o som (como as cordas de um violão, por exemplo), ele cria sinais elétricos que precisam ser interpretados por acessórios (caixas amplificadoras, fones, etc.) para que possamos ouvir a infinidade de sons que ele é capaz de produzir. A forma mais comum dos synths é a de um teclado, mas atualmente é possível utilizar outros dispositivos como computador, guitarra e outros.
O primeiro protótipo foi criado em 1955 pela RCA (Radio Corporation of América). Mas o instrumento conhecido como RCA MkII, além de ter mais de 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e custar 175 mil dólares, só podia ser operado por técnicos que passavam horas para conseguir criar algum som útil. Os poucos músicos que podiam operar essa geringonça tinham que se revezar em turnos e fazer uma reserva na Universidade de Columbia/Princeton em Nova York.
Somente em 1962 o engenheiro, físico e músico Robert A. Moog apresentou o seu primeiro modelo de um sintetizador comercial. Ele já não era tão complicado quanto o seu antecessor, além de ser mais barato. Assim, passou a ser fabricado em escala industrial, mas sua utilização ficou restrita às empresas produtoras de jingles (aquelas musiquinhas dos comerciais).
Hoje a história é outra. Com o surgimento e popularização da e-music o que antes era um trambolho usado apenas em jingles, hoje é peça fundamental no trabalho dos DJ’s (além de ser bem menor e mais prática, graças aos avanços da tecnologia) .
Além dos sintetizadores também existem outros componentes que são usados na criação e execução da música eletrônica, mas esse é um assunto que ainda vai longe, e ainda vai render muito mais artigos por aqui, aguardem!.

Para saber mais:

http://linobento.sites.uol.com.br/principal.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sintetizador

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]