Virada Cultural de São Paulo silencia a música eletrônica

Publicado em 18/06/2015 - Por

Nos próximos dias 20 e 21 de junho acontece em São Paulo mais uma edição da famosa Virada Cultural. Famosa por promover a diversidade cultural e musical da maior metrópole da América Latina. Porém em 2015 a Virada terá uma edição mais pobre culturalmente falando. Isso porque dessa vez ela não contará com um palco dedicado ao Psytrance como aconteceu nos últimos anos.

 

imagem de divulgação do musical “Rita Lee mora ao lado”

 

A denúncia foi feita por Pedro Vidigal, tradicional organizador do palco, em sua página no Facebook. Confira o desabafo na íntegra:

“Muitos amigos têm me perguntado a respeito do nosso querido Palco Progressive – Psy Trance para 2015 e infelizmente tenho que dizer que após 08 anos na curadoria desse palco, junto com o meu grande amigo Gui Milani , estamos FORA da Virada Cultural.

Uma pena pois todos sabem o quanto batalhamos para conquistar esse espaço tão pouco valorizado pela Prefeitura de SP.

Mostramos para toda a cidade de São Paulo o que significa a cena Trance, a união das pessoas que amam esse som e conseguimos sair de uma ruela estreita onde mal cabiam cinco mil pessoas para lotações das maiores praças do Centro de SP, dentre elas a principal praça do nosso Estado (e quem sabe do país), a Praça da Sé. Sim, fomos os únicos até hoje na história de SP que fizemos “rave” na Sé. E foi tão boa, que fizemos por duas vezes seguidas! Conseguimos colocar gratuitamente para o povo alguns dos maiores nomes mundiais dessa cena, tais como Neelix, Ticon, Lish, Zen Mechanics, Protonica, S-Range, Sonic Species, John Flemming, Symphonix, Aerospace, Sub6, entre vários e vários outros.

Não tivemos qualquer resposta ou informação por parte da Prefeitura do “porquê” não organizaremos mais nosso palco nesse ano, mesmo após inúmeras tentativas de contato com eles através de todos os meios de comunicação possíveis. Contudo posso afirmar que grandes mudanças estão ocorrendo por lá, pois além do nosso palco diversos outros que estiveram presentes em todas as edições da Virada também estão fora. Mas sei que o nosso trabalho foi muito bem feito ao longo desses 08 anos!

Da mesma forma que lutamos para conquistar tudo isso, lutaremos para voltar ainda mais fortes em 2016. Se vamos conseguir, não tenho certeza…. Mas que faremos de tudo, posso prometer a vocês!

E enquanto isso, vamos reviver o vídeo que fizemos em 2012 numa das melhores edições de nosso palco… Quem sabe podemos ter a certeza de que um show como esse não poderia ser simplesmente ignorado de um evento cultural. Obrigado!”

De fato, se procurarmos no site oficial do evento, não vamos encontrar nenhum palco ou espaço específico relacionado ao assunto.

O Psicodelia tentou entrar em contato com a organização da Virada Cultural, mas obviamente não fomos respondidos.

Aos fãs de música eletrônica, resta aguardar para que no ano que vem, esse erro seja corrigido e a Virada retome o espírito de pluralidade que sempre representou em suas edições passadas.

Confira o vídeo do palco Progressive and Psytrance da Virada de 2012:

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]