21 Receitas de drinks com catuaba: o guia definitivo

Publicado em 22/01/2016 - Por

Ela é amiga, gostosa, barata, nunca decepciona e há muitos anos faz a alegria da galera que curte uma boa rave. A catuaba é tudo isso e muito mais: é uma bebida 100% brasileira, fabricada a partir de diversas plantas que levam o nome genérico de catuaba, geralmente misturadas com vinho, fermentado de maçã, guaraná e marapuama. A quantidade de ingredientes pode variar de marca para marca e o teor alcoólico é relativamente alto, 16%. 

Históricamente falando, a catuaba tem conhecidos poderes afrodisíacos. Os índios Tupi do Brasil foram os primeiros a descobrir as qualidades afrodisíacas da planta e nos últimos séculos inventaram muitas canções sobre as suas qualidades e capacidades. Ela age no sistema nervoso central como um estimulante, e é muito utilizada também em casos de agitação, nervosismo, nevralgia e cansaço, além de problemas com a  memória. A bebida estimula o desejo sexual e aumenta a libido tanto no homem como na mulher.

Normalmente toma-se catuaba pura bem gelada e/ou com gelo, mas listamos aqui 21 receitas para você variar a forma de apreciar esse verdadeiro néctar:

1. Caipirinha selvagem (ou catupirinha)

Basicamente é só fazer uma caipirinha normal, mas substituir a cachaça pela nossa querida catuaba.

2. Cerveja com catuaba

A princípio pode parecer estranho. Mas experimente colocar uma dose de catuaba no seu copo de cerveja barata. O gosto aguado da cerveja desaparece a a catuaba fica menos enjoativa.

3. Catu Tônica

Misture três partes de catuaba para cada parte de água tônica e tenha uma bebida cheia de sabor (e com um nome muito mais legal). Além disso você pode misturar frutas cítricas, como limão, laranja ou tangerina para dar um tchan no drink.

4. Sangria poderosa

Você pode usar como base uma receita tradicional de sangria, como esta e esta. Aí é só substituir o vinho por catuaba.

5. Catubomba

Como o nome diz, é uma bomba energética que pode te deixar acordado por horas. A preparação é simples: encha um copo com gelo e preencha o espaço restante com catuaba e energético, em partes iguais.

6. Catumaster (variação perigosa da catubomba)

Repita a receita acima e, para finalizar, adicione uma dose de Jaggermeister.

7. Açaí turbinado

É só bater os dois juntos no liquidificador (coloque mais açaí para não ficar muito líquido) e pronto: um açaí turbinado, alcoólico, com aquele gostinho de catuaba. Dá para adicionar amendoim, guaraná ou giseng.

8. Coquetel Virtuoso

Drink criado pelo bar Frei Caneco, em Rio Preto (SP). Ele leva 25ml de rum outro, 50ml de catuaba, meia rodela de laranja e guaraná para completar o copo. Adoce com mel a gosto.

9. Catu-cola

Apesar de não tão comum, refrigerantes de cola combinam muito bem com o sabor adocicado da nossa catuaba.

10. Orgasmo

A receita original não tem catuaba, mas como não faz sentido um drink chamado orgasmo que não tenha essa bebida, alguns lugares começaram a adaptar a receita. Ela leva 20ml de vodka, 1 colher de sopa de amendoim torrado, 20ml de leite condensado e 10ml de catuaba. Coloque gelo a gosto e seja feliz.

11. Juruaba

É a mistura em partes iguais de catuaba e jurupinga. Pense bem: a catuaba tem um final meio amargo e a jurupinga é enjoativa de tão doce. As duas se completam.

12. Vaca bizarra

Catuaba com sorvete. Use cerca de uma dose da bebida como calda para cada bola de sorvete.

13. Drezão Selvagem

Misture uma dose de conhaque Dreher para duas de Catuaba e: delete seu cérebro. 

14. Catupari

Essa é para quem gosta de bebida amarga. Misture Catuaba com Campari e seja feliz.

15. Catutang

Depois do segundo litro a garganta trava e você não consegue suportar mais o gosto da Catuaba. Mas é só misturar um pouquinho de um saquinho de tang e pronto, está pronta sua Catutang. 

16. Catulé

Um Catulé refresca de verdade e ainda custa muito pouco para ser fabricado.

17. Frozen da Catuaba

Como várias boas invenções da humanidade, o Frozen Catuaba foi descoberto por engano. Alguém esqueceu uma garrafa de Catuaba no congelador e descobriu que ela não estoura (se a garrafa for de plástico, como é o normal) e não congela completamente, ficando com uma consistência de frozen. Dá até para comer de colher.

18. Crazy Island Iced Tea

O Long Island Iced Tea é um coquetel feito com vodka, gim, tequila e rum, um pouco de coca-cola e um limão espremido. Troque a coca-cola por Catuaba (ou misture meio a meio) e tenha à disposição um dos drinks mais perigosos já produzido no planeta.

19. Sonho dos anjinhos

Misture cachaça, catuaba, chambinho e leite em pó. O criminoso que criou este drink demoníaco ainda batizou com este nome duvidoso e termina a receita com um “divirta-se”.

20. Forrozinho

É um shot que mistura cachaça, limão e catuaba. Se você não sabe dançar, é só beber 5 destes e ir para a pista.

21. Catchwepps (a.k.a. Zica do Baile)

Receita encontrada chafurdando na comunidade Catuaba Selvagem do saudoso Orkut. O drink também é conhecido pelo codinome de Zica do Baile e tem até música que louva a existência desta mistura, que leva uma parte de Schweppes Citrus para cada de Catu.

via BuzzFeed

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]