82% dos músicos ganharam menos de £200 (+ ou – 270 dólares) com streaming em 2019, de acordo com uma nova pesquisa do órgão independente do Reino Unido para criadores de música, The Ivors Academy and the Musicians ’Union.
A pesquisa também mostrou que mesmo artistas com “milhões” de streams em serviços como Spotify e Apple Music ganhavam pouco, e que metade de todos os artistas experimentou declínio na receita de suas músicas nos últimos 10 anos. 43% dos entrevistados relataram que foram forçados a conseguir um emprego fora da área musical devido à renda insuficiente do streaming.
Graham Davies, CEO da Ivors Academy, afirmou:
“Muito dinheiro de streaming está indo para as grandes gravadoras, este é um modelo desatualizado e precisa de reforma”.
Segundo Naomi Pohl, Secretária Geral Adjunta do Sindicato dos Músicos:
“Temos que tornar a economia do streaming mais justa; melhores negócios para artistas, uma parcela maior da receita para os compositores e um fluxo de renda pela primeira vez para músicos que não participaram ”.
O governo britânico também abriu um inquérito para investigar o faturamento e o modelo de negócios baseado em streaming após diversas reclamações de profissionais da área.
Em uma pesquisa realizada em outubro de 2020, 77% dos entrevistados disseram acreditar que artistas e compositores não são pagos o suficiente pelas plataformas de streaming.
–
Via DJmag