Como Aproveitar ao Máximo o Universo Paralello

Publicado em 06/11/2013 - Por

Logo acontecerá mais uma edição do Universo Paralello, um dos maiores festivais de música eletrônica e cultura alternativa do mundo. Se você já garantiu seu ingresso e passagem, mas este será seu primeiro UP, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a aproveitar o festival ao máximo:

 

1 – Carregue sempre uma pochete, cartucheira ou uma pequena mochila

O festival ocupa uma extensão enorme de praia. Os palcos são posicionados a uma distância suficiente para não haver interferência sonora entre eles. Além disso, há grandes áreas destinadas ao camping, outras para alimentação, chuveiros, feira, etc. Isso significa que, a não ser que você consiga um lugar muito privilegiado, a sua barraca sempre estará longe de tudo. Por isso, carregue sempre com você o que for importante: dinheiro, câmera, fichas do bar, filtro solar, etc. Você não vai querer ficar andando a todo momento na areia fofa, debaixo do sol quente, para buscar alguma coisa esquecida na sua barraca.

 

2 – Acampe em grupo

O UP é um lugar extremamente pacífico, mas em meio a 15 ou 20 mil pessoas, sempre pode haver alguém mal intencionado, de olho em algum objeto valioso deixado nas barracas. Para garantir mais segurança, feche sempre sua barraca ao sair, e se fizer parte de alguma excursão ou grupo de amigos, procurem montar as barracas bem próximas umas às outras, formando uma pequena “vila”. Assim você aumentará as chances de sempre ter algum conhecido por perto. Também ficará fácil perceber caso algum estranho esteja circulando por ali em atitude suspeita. Se estiver sozinho, procure conhecer e ser conhecido por seus vizinhos de camping.

 

3 – Leve uma Lanterna

À noite boa parte do festival, incuindo o camping torna-se um breu total, então uma lanterna pequena e fácil de carregar será sua melhor amiga.

 

4 – Teste seu equipamento antes de sair de casa

Essa é especial para quem não está acostumado a acampar: antes de partir para a Bahia, teste seu equipamento em casa. Monte a barraca no quintal, encha seu colchão de ar e confira se ele se mantém cheio por vários dias seguidos. Certifique-se de que tudo está funcionando bem e, o mais importante, que você sabe usar seu equipamento. Pode parecer bobagem, mas algumas barracas não são tão fáceis de montar e/ou desmontar. E colchões infláveis, principalmente os usados, podem conter pequenos furos, quase imperceptíveis, fazendo com que se esvaziem apenas algumas horas após serem cheios.

 

5 – Filtro solar

O sol da Bahia não perdoa. Leve pelo menos 2 filtros de fator de proteção elevado e carregue um deles sempre na sua mochila/pochete/cartucheira. Lembre-se de aplicá-lo várias vezes ao dia. Você não vai querer estragar o seu festival tendo que conviver por uma semana com as dores que uma queimadura de pele proporciona. É sério, use filtro solar

 

6 – Prepare-se para acordar cedo

Eu já falei que o sol da Bahia não perdoa? Pois isso faz dele um despertador muito eficiente. Às 7:00 da manhã já é praticamente impossível ficar dentro de uma barraca para 2 pessoas. Goste ou não, você será obrigado a acordar cedo todos os dias, portanto, para não passar o dia se arrastando, procure dormir cedo. A excessão aqui é para os fãs de Dark. Como essa vertente do Psytrance reina nas madrugadas do UP, quem aprecia o som vai acabar adotando um “fuso-horario” diferente, permanecendo mais tempo acordado à noite e procurando alguma sombra para dormir durante o dia. Tarefa que não é das mais fáceis.

 

7 – Alimentação

No Universo Paralello há uma imensa praça de alimentação, com dezenas de opções de comida, desde sanduíches, vitaminas, culinária vegana até pratos típicos de diversos lugares do mundo. Também há um buffet por quilo com comida caseira (arroz, feijão, carne, etc). Além disso, há uma cozinha comunitária, que você pode utilizar para preparar suas próprias refeições (é preciso levar seus próprios utensílios). Como as opções prontas são vendidas a valores bem acessíveis, costuma ser mais vantajoso pagar para ter um cardápio saboroso e variado, ao invés de perder horas preciosas cozinhando e lavando louça.

Uma boa idéia também é levar alguma bolacha/salgadinho/barras de cereal. São alimentos práticos e rápidos para quando bater aquela fome no meio do dia ou no meio da noite na barraca.

 

8 – Prioridade para o conforto

O Universo Paralelo não é um desfile de moda, então, quando fizer suas malas, procure levar as roupas mais leves, simples e confortáveis que você tiver. Lembre-se, você estará acampando na praia, durante uma semana. Em pouco tempo você se acostumará com a areia e o filtro solar impregnados nas suas roupas e em praticamente tudo o que você tocar. Você usará o mínimo de roupa e andará descalço a maior parte do tempo. E acredite, ao final dos 7 dias, você sentirá saudade disso tudo.

Ainda sobre roupas: evite levar roupas brancas. A areia de Pratigi possui uma mistura de grãos pretos que deixam qualquer roupa encardida. A água usada para o banho é amarelada e às vezes pode deixar manchas nas roupas mais claras.

 

9 – Bebida para o ano novo

A organização do UP permite a entrada de água mineral à vontade, além de uma garrafa de espumante por pessoa para os festejos de ano novo. Então escolha a cidra de sua preferência e seja feliz.

Em tempo: como você pode imaginar, não haverá lugar para deixar sua bebida gelando. Com sorte, você conseguirá alguma pedras de gelo com o pessoal do bar, mas não conte com isso.

 

10 – Não desidrate

 

11 – Planeje-se

Não parece, mas 7 dias passam voando, especialmente quando estamos nos divertindo. Procure descobrir tudo o que há programado entre line up e outras atividades e monte seu roteiro pessoal para cada dia. Se puder, reserve uma tarde para caminhar pela praia e ficar longe de absolutamente tudo, inclusive do som.

 

12 – Boca fechada no banho

A água para o banho é bombeada diretamente de um córrego que existe ali perto. Apesar de ser limpa, ela não é potável, ou seja, não passa por nenhum tipo de filtro ou tratamento e vez ou outra pode conter impurezas com potencial para fazer um belo estrago no seu estômago. Portanto, mantenha a boca fechada ao entrar embaixo do chuveiro. 

 

13 – Evite os horários de pico

O festival funciona como uma pequena cidade, com direito a diversas ruas e áreas de camping divididas em bairros. E tal como qualquer cidade, ele possui horários de pico, quando boa parte das pessoas tendem fazer as mesmas coisas. Por isso, para evitar filas, procure almoçar em horários alternativos (antes ou depois do período entre 12h e 14h). Para tomar banho, evite o horário logo após o pôr-do-sol.

 

14 – Enriqueça o seu line up

O line up do Universo Paralello é sempre rico e variado. Exatamente por isso é um desperdício dedicar a maior parte do tempo para ouvir os mesmos DJs que tocam por aí o ano todo. Aproveite que você estará lá e procure conhecer novas sonoridades, novos projetos. Dedique um dia para cada palco e dê atenção especial ao Chill Out, provavelmente o espaço mais rico e democrático do ponto de vista musical.

 

15 – Converse

Muito mais do que música, o Universo Paralello é sobre pessoas. Durante uma semana, milhares de pessoas das mais variadas culturas, de todas as partes do mundo, estarão reunidas na praia de Pratigi. Em pouco tempo você poderá facilmente ter conhecido um casal da Inglaterra, um hippie de Pernambuco, um índio pataxó e uma galera animada de Minas Gerais. Portanto, pratique o básico do inglês e/ou espanhol e conheça pessoas, ouça suas histórias. Essa provavelmente será uma das melhores coisas que você levará embora quando o UP acabar. E o melhor: é de graça.

 

16 – Experimente, conheça, explore, divirta-se

O Universo Paralello não tem esse nome à toa. É um lugar enorme, habitado por todo tipo de gente, e com coisas acontecendo 24hs por dia, entre cerimônias, performances artísticas, palestras, oficinas, etc. Caminhe pela praia. Frequente a feira livre. Pegue (e leia) todos os panfletos que encontrar. Conheça o espaço Circulou. Você estará em um lugar diferente de tudo, e com a chance de conhecer e experimentar coisas que provavelmente não existem no lugar de onde você veio. Não desperdice essa oportunidade passando todos os 7 dias sentado em uma cadeira de praia em frente ao palco principal.

 

17 – Entre no clima

Possui mais dúvidas?

Talvez elas estejam respondidas no FAQ do Universo Paralello. O que você precisa não está lá? Deixe sua pergunta nos comentários e tentaremos ajuda-lo.

 

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]