O japonês Kokichi Sugihara é conhecido por diversos vídeos em que utiliza materiais simples para explorar a ilusão de ótica e porvocar efeitos que vão contra o senso comum do público. Em um vídeo, ele mostra como círculos podem ser transformados em quadrados e quadrados em círculos com apenas um espelho.
A obra ganhou o segundo lugar do Concurso de Melhor Ilusão de 2016. O evento tem como objetivo lembrar às pessoas que “toda percepção é ilusória até certo ponto”. É isso que Sugihara tenta demonstrar em todas as suas ilusões.
Outros vídeos bem conhecidos exploram o efeito das “pistas anti-gravidade”. Nele, bolas são jogadas em rampas inclinadas e, ao contrário do que se espera, rolam para cima da construção, mesmo com a força da gravidade agindo contra elas (ou não, veja o vídeo para entender).
Como a ilusão dos cilindros ele usa uma ténica parecida. Eles “mudam” de formato a depender do ângulo de visão – por isso que aqueles no reflexo do espelho (que está inclinado) ficam com outro aspecto.
Em entrevista para o site La Información, o matemático disse que o cérebro tende a interpretar os objetos como simétricos. Segundo ele, essa forma de completar a realidade facilita o engano.
É óbvio que a ideia de Sugihara é brincar com perspectivas. No entanto, ele não explica no vídeo como a obra realmente funciona.