O manual de sobrevivência para o Psicodália

Publicado em 08/02/2017 - Por Camila Canabarro

 

Vocês sabem, nem só de PsyTrance vive o homem e, por sorte, no Brasil ainda existem inúmeros festivais de cultura alternativa valem a pena conhecer. Entre todos, o Psicodália é o maior e mais famoso. O festival acontece no carnaval em Rio Negrinho Santa Catarina e oferece 5 dias de música e cultura alternativa em meio à natureza e pessoas das mais variadas culturas.

Se você já garantiu seu ingresso, confira agora algumas dicas que separamos para você aproveitar ao máximo a experiência:

 

TRANSPORTE

Ir de excursão é sempre a melhor opção. Após passar cinco dias em um verdadeiro unvierso paralelo, sair dirigindo pode não ser uma boa idéia. Além de garantir mais segurança você ainda pode voltar pra casa dormindo!

 

BEBIDAS

É quase inacreditável, mas no Psicodália você pode levar sua própria bebida. Sim, qualquer bebida! Abuse dos líquidos que hidratam, como água de côco e sucos. Se você bebe álcool prefira levar garrafas que não são de vidro.

 

ALIMENTAÇÃO

No Psicodália será disponibilizada uma imensa praça de alimentação com dezenas de opções de comida, desde sanduíches a comida caseira. Além disso, terá uma cozinha comunitária, que você pode utilizar para preparar suas próprias refeições (é preciso levar seus próprios utensílios). Como as opções prontas são vendidas a valores bem acessíveis, costuma ser mais vantajoso pagar para ter um cardápio saboroso e variado, ao invés de perder horas preciosas cozinhando e lavando louça.

Uma boa idéia também é levar alguma bolacha/salgadinho/barras de cereal. São alimentos práticos e rápidos para quando bater aquela fome no meio do dia ou no meio da noite na barraca.

 

PROTETOR SOLAR

Estamos no sul e mesmo sem muito sol, apenas com o mormaço que faz nessa época do ano você pode se queimar seriamente. Leve pelo menos 1 filtro de fator de proteção elevado e carregue um deles sempre com você. Lembre-se de aplicá-lo várias vezes ao dia. Você não vai querer estragar o seu festival tendo que conviver por uma semana com as dores que uma queimadura de pele proporciona, não é mesmo?

 

LEVE UMA LANTERNA

Durante a noite boa parte da fazenda, incuindo algumas partes do camping, tornam-se um breu total, então uma lanterna pequena e fácil de carregar será sua melhor amiga.

 

ACAMPE EM GRUPO

O Psicodália costuma ser um evento extremaente pacífico, ele contará com uma equipe de segurança especializada e iluminação na maior parte da área de camping. Porém, em meio 5 mil pessoas, sempre pode haver alguém mal intencionado, de olho em algum objeto valioso deixado nas barracas. Para garantir mais segurança, feche sempre sua barraca ao sair, e se fizer parte de alguma excursão ou grupo de amigos, procurem montar as barracas bem próximas umas às outras, formando uma pequena “vila”. Assim você aumentará as chances de sempre ter algum conhecido por perto. Também ficará fácil perceber caso algum estranho esteja circulando por ali em atitude suspeita. Se estiver sozinho, procure conhecer e ser conhecido por seus vizinhos de camping.

 

MONTE SEUS EQUIPAMENTOS ANTES DE SAIR DE CASA

Essa é especial para quem não está acostumado a acampar: antes de partir para o carnaval no Psicodália teste seu equipamento em casa. Monte a barraca, encha o colchão de ar, confira se está bem cheio e certifique-se de que tudo está funcionando muito bem, além de aprender a usar seus equipamentos, você evita surpresas desagradáveis como chegar no evento e descobrir que seu colchão está furado…

 

PREPARE-SE PARA DESCANSAR POUCO

Aproveite o Psicodália do começo ao fim. Não são apenas as noites de shows que você precisa curtir, existem diversas atrações que valem muito a pena como teatros, cinema, apresentações circenses, oficinas, entre outras coisas para ocupar o tempo durante a maior parte do dia.

PRIORIZE O CONFORTO

Aproveite a simplicidade do festival, então, quando fizer suas malas, procure levar as roupas mais leves, simples e confortáveis que você tiver. Lembre-se, você estará acampandoem meio a natureza e de noite pode esfriar, portanto, levar uma calça, um casaco e um cobertor é essencial. Durante o dia, você usará apenas roupas confortáveis e fresquinhas, além do bom e velho chinelo durante boa parte do tempo.

 

NÃO DESIDRATE

Certifique-se de carregar com você água, água de côco, sucos entre outras bebidas para não passar o evento nos primeiros socorros por conta da desidratação.

 

PLANEJE-SE

Não parece, mas cinco dias passam voando, procure se programar para aproveitar todas as atividades possíveis e curtir todos os shows. Faça um roteiro pessoal para cada dia!

 

BANHEIROS

A fazenda possui chuveiros com água quente e pias para escovar os dentes. Porém, apesar de tudo parecer limpinho não deixe seus itens jogados pelo banheiro, não pise no chão dos banheiros descalço. Apesar de ser limpa, a água pode conter impurezas com potencial para fazer um belo estrago no seu estômago. Portanto, mantenha a boca fechada ao entrar embaixo do chuveiro. Use o bom senso na hora do banho, não demore mais do que 5 minutos para que outras pessoas também possam desfrutar desse momento.

 

EVITE HORÁRIOS DE PICO

O festival funciona como uma pequena comunidade e tal como qualquer cidade possui horários de pico, pois são nesses horários que boa parte das pessoas pretendem fazer as mesmas coisas. Por isso, para evitar filas, procure almoçar em horários alternativos (antes ou depois do período entre 12h e 14h).

 

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Não esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela. Isso acontece porque Rio Negrinho está na lista dos 162 municípios do estado em que é recomendado tomar a vacina.

Importantíssimo: a vacina deve ser tomada com 10 dias de antecedência, para se atingir a imunização completa! Ou seja, para quem quer chegar no dia 24 ao Psicodália, é bom se imunizar até o dia 14 de fevereiro, na terça-feira da outra semana. 

A proteção pela vacina dura 10 anos, mas em caso de dúvida, o ideal é tomar novamente.

ENRIQUEÇA SUA MENTE

A programação do Psicodália está sensacional e muito variada. Aproveite que você estará lá e procure conhecer novas sonoridades, novos projetos. Dedique um dia para cada palco e dê atenção aos outros espaços. Confira alguns dos grandes artistas que irão apresentar-se:

Di melo e trombone de frutas

Em 1975, o pernambucano lançou o elogiado disco Di Melo, álbum bastante procurado por DJs internacionais, Recentemente, o pernambucano liberou o seu segundo disco de estúdio, intitulado Imorrível (o título é inspirado no nome do documentário sobre a vida do músico, realizado por Alan Oliveira e Rubens pássaro, lançado em 2011).

Juntos desde 2011, o grupo é composto por Conde Baltazar, Thiago Ramalho, Marc Olaf, Rodrigo Chavez, João Taborda e Lauro Ribeiro. A Trombone de Frutas lançou seu primeiro álbum “Chanti, Charango?” em 2014 com ajuda de financiamento coletivo.

Após alguns encontros, Di Melo e Trombone de Frutas selaram uma parceria musical, que com certeza resultará em um momento inesquecível na edição do Psicodalia de 2017

Liniker e os Caramelows

Em menos de um ano, as canções que carregam a voz de Liniker já integram o repertório de um vasto público —o clipe de “Zero”, por exemplo, contabiliza quase 4 milhões de visualizações no Youtube desde sua publicação, há nove meses.

O álbum contém treze músicas, foi gravado no Red Bull Station, em São Paulo, e conta com algumas composições previamente lançadas no EP. Cru, de 2015. O disco tem participação de Tulipa Ruiz, Maria Bethânia, Ná Ozzetti, entre outros.

Erasmo Carlos

Erasmo, continua incansável, com 50 sólidos anos de estrada, apresenta “gigante gentil”, Quem se perguntava como seria, hoje, um disco daquele Erasmo dos anos 1970 — roqueiro, romântico, filósofo — tem aqui a resposta completa. Da sonoridade à capa (evocativa daquela de 1975, do “Projeto Salvaterra”), tudo parece ter passado pela máquina do tempo. Seu show vai ser no palco lunar, o maior palco do dia 27/01/2017.

Ney Matogrosso

Sera sua primeira participação no festival, vai apresentar o repertorio do “atento aos sinais” estreiado em 2013, sobe também ao palco lunar, porem no dia 26/02.
“atento aos sinais” é composto por musicas assinadas por compositores consagrados : caetano veloso e paulinho da viola,

 

CONVERSE, CONHEÇA, EXPERIMENTE

Muito mais do que música, o os festivais de cultura alternativa são sobre pessoas. Durante os dias de evento, diversas pessoas das mais variadas culturas, de todas as partes do Brasil (e talvez mundo), estarão reunidas em Santa Catarina. Fazer amigos é provavelmente uma das melhores coisas que você levará embora quando o festival acabar. E o melhor: é de graça.

O Psicodália será um lugar enorme, habitado por todo tipo de gente, e com coisas acontecendo 24hs por dia, entre cerimônias, performances artísticas, palestras, oficinas, etc. Caminhe pela fazenda. Frequente a feira livre. Pegue (e leia) todos os panfletos que encontrar. Você estará em um lugar diferente de tudo, e com a chance de conhecer e experimentar coisas que provavelmente não existem no lugar de onde você veio. Não desperdice essa oportunidade passando todos os 6 dias sentado em uma cadeira em frente ao palco principal.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]