Parceria entre SoundCloud e Dubset pode resolver problemas de direitos autorais

Publicado em 25/10/2018 - Por

soundcloud

O SoundCloud fez uma parceria com a startup de direitos autorais Dubset, dando aos artistas da plataforma uma possível solução para os problemas relacionados aos direitos autorais. A Dubset é a empresa desenvolvedora do MixSCAN, uma tecnologia que varre o sarquivos de áudio em busca de músicas protegidas por direitos autorais, para então coletar e distribuir os royalties de maneira apropriada.

Para o SoundCloud, que sempre proibiu seus usuários de publicar material que viola direitos autorais, pode ser um bom passo para garantir que criadores de músicas originais sejam pagos enquanto remixes e mashups que usam samples e vocais não licenciados possam continuar utilizando a plataforma. Nos últimos anos, a Dubset fez parcerias com vários selos e serviços de streaming como Sony Music, Merlin e Tidal para criar uma ponte entre as labels e os provedores de streaming para esse tipo de liberação de direitos e distribuição de royalties.

“O SoundCloud é onde os criadores de conteúdo vivem. É a plataforma mais importante do planeta para criadores e o parceiro definitivo da Dubset ”, disse o CEO da Dubset, Stephen White, em um comunicado. “mixes e remixes não apenas estabelecem novas receitas para artistas e compositores, eles provaram repetidas vezes serem ferramentas poderosas para se descobrir novas músicas. Estamos muito animados para trazer os recursos de liberação do Dubset para os usuários do SoundCloud.”

A parceria começa no final deste ano com uma versão beta apenas para convidados. O acordo também deve se tornar um benefício para o SoundCloud Premier, o novo serviço de monetização da plataforma que foi aberto ao público no início deste mês e promete ajudar os criadores a receber pagamentos diretamente. Até agora, no entanto, esse tipo de conta é exclusivo para artistas que detêm os direitos sobre o material que publicam. Com a ajuda do Dubset, isso poderia mudar e breve.

Via The Verge

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]