A resposta é não. Segundo a Wikipedia, pirataria “se refere se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria – portanto, quer pela cópia de uma obra anterior (falsificação), quer pelo uso indevido de marca ou imagem, com infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística, intelectual, comercial e/ou industrial.”
Desde que publiquei o post sobre download de MP3, tenho recebido algumas mensagens me condenando por dar espaço para e inclusive trocar links com sites de download. Por isso, voltei ao assunto para explicar melhor o meu ponto de vista.
No caso em que se obtém lucro com algo criado por terceiros, obviamente é errado. Pior, é crime em qualquer lugar do mundo.
Já quando se trata do compartilhamento de músicas sem fins lucrativos, não vejo problema, muito pelo contrário. E falo por experiência própria: já vi muito artigo meu sendo duplicado em vários blogs, e sempre achei isso positivo (desde que, é claro, eu seja citado em alguma parte do post). Eu até incentivo essa prática, pois além de ser impossível de se conter, é uma forma de divulgação bastante eficiente.
Por isso, acho bobagem quando artistas e/ou gravadoras adotam uma atitude de “caça às bruxas”. As maiores gravadoras do mundo já tentaram e não conseguiram. Fecham o Napster, surge Kazzah e E-mule. Derruba 1 site grande, surgem 10 pequenos que em pouco tempo se tornarão grandes.
Quanto antes todos entenderem que o compartilhamento de músicas é um caminho sem volta e, ao invés de nadar contra a corrente, bolarem estratégias para lucrar com isso, melhor. Menos desgaste e menos stress pra todo mundo. Músicas a $1 dólar? Talvez. Downloads grátis em troca de audiência para o site? Tambem é um boa pedida. Existem milhares de táticas a serem aplicadas e milhões de outras a serem desenvolvidas. Só não dá pra negar a realidade e tentar agir como se ainda vivêssemos no século XX.
* O gráfico que ilustra este post é do meu camarada Canha, e foi publicado dia desses no Mundo Tecno.
** Esse post foi escrito ao som de Pixel. Só não lembro se baixei no Psynation, Psyplanet ou no Trancedownloader.