A simbologia do Om

Publicado em 14/01/2016 - Por Camila Canabarro

O Om (ॐ) é muito utilizado em tatuagens, estampas de camisetas e largamente empregado em materiais relacionados à cena eletrônica. Porém, apesar de muito popular, nem todos conhecem seu significado. O Om é, antes de tudo, o mantra mais importante do hinduísmo.

Primeiro vamos entender o que é mantra: é uma sílaba ou oração dito de forma repetida com o objetivo de relaxar e induzir um estado de meditação em quem canta ou escuta.

No hinduísmo, o OM é o nome universal do Senhor. É composto dos sons à (foneticamente como em “manhã”), U (foneticamente como em “ungir”) e M (foneticamente como em “mamãe”). É considerado o som mais próximo da palavra divina e o som primordial do Universo.

Seu símbolo consiste de três curvas (curvas 1, 2 e 3), um semicírculo (curva 4) e um ponto. 

  • A curva maior 1 simboliza o estado de vigília, neste estado a consciência é voltada para o interior através dos portões dos sentidos. O tamanho grande significa que este é o estado mais comum da consciência humana.
  • A curva de cima 2 mostra o estado de sono profundo ou estado de inconsciência. Este é um estado onde quem dorme não deseja nada nem passa por nenhum sonho.
  • A curva do meio 3 (que se localiza entre o sono profundo e o estado de vigília) significa o estado de sonho. Neste estado a consciência do indivíduo é voltado para o interior e o sonhador contempla uma visão encantadora do mundo atrás das pálpebras dos olhos.

Estes são os três estados da consciência de um indivíduo, já que o pensamento místico Indiano acredita que a realidade manifestada inteira se origina desta consciência, portanto estas três curvas representam o fenômeno físico.

  • O ponto (4) significa o quarto estado da consciência, conhecido em Sânscrito como turiya.

Os hinduistas acreditam que o Senhor criou o mundo depois de cantar “om”. Por isso, seu som é usado para criar um começo promissor para qualquer tarefa que alguém possa empreender.

Fonte: Amma

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]