Ano novo, novos hábitos

Publicado em 08/01/2019 - Por

texto publicado originalmente na página do Pulsar Festival

Os primeiros dias do ano costumam ser marcados pela reflexão e renovação de promessas, principalmente quanto aos nossos objetivos, intenções e hábitos. A ideia de sentir-se bem consigo mesmo e com o universo permeia essa data, então por que não repensar também a forma como lidamos com o nosso entorno? Pensando nisso, vale repensarmos algumas práticas que podem impactar, de forma positiva, o meio-ambiente e, por consequência, o retorno que teremos deste

REPENSE O USO DO PLÁSTICO

Praticamente tudo que compramos está envolvido por plástico, seja a embalagem ou mesmo o produto, não é mesmo?!

Considerando que, de forma geral, o plástico leva cerca de 450 anos para se decompor, que tal tentarmos substitui-lo sempre que possível? Procure comprar a granel, utilize sacolas que possam ser reutilizáveis para carregar suas compras e troque os copos descartáveis por aqueles que possam ser reutilizados.

EVITE DESPERDIÇAR ÁGUA

Mantenha as torneiras devidamente fechadas quando não estiver utilizando e reaproveite a água utilizada para lavar as roupas, por exemplo, na limpeza da casa e calçadas. Esse tipo de prática representa não apenas a economia de água, mas também de toda energia que envolve o processo de tratamento que é destinado posteriormente ao seu uso.

OPTE POR MEIOS ALTERNATIVOS AO CARRO

Além de fazer bem à saúde, a substituição do carro por meios alternativos como a bicicleta ou uma caminhada contribui para a redução da emissão de CO2 que, em grande medida, prejudica a camada de ozônio e contribui para o aquecimento global. Caso essas opções não forem viáveis, opte pelo ônibus coletivo, metrô ou mesmo, por que não uma carona?!

OPTE POR ALIMENTOS FRESCOS E, SE POSSÍVEL, DIMINUA A QUANTIDADE DE CARNE NAS REFEIÇÕES

Outra forma de contribuir é diminuir o número de refeições que incluam carne, dada a considerável quantidade de gás metano emitidos pelos bovinos. Essa ideia se torna ainda mais importante quando consideramos a realidade brasileira, país marcado pela pecuária. Para se ter uma ideia, segundo o Inventário Nacional de emissão de gases estufa, a criação de gado bovino para corte é responsável por 15,4% dos gases, superando inclusive a queima de combustíveis fósseis.

NÃO DESPERDICE ALIMENTOS

Procure otimizar o uso/consumo dos alimentos. Sempre que possível, insira as cascas ou fibras dos alimentos em sua dieta, seja na forma de chá, bolos ou tortas. Além da capacidade nutritiva, esse tipo de prática evita que uma quantidade considerável de comida seja descartada.

RECICLE

Por fim, lembre-se, resíduos orgânicos não podem ser descartados juntamente com os recicláveis e, os rejeitos, são uma outra categoria (resíduos que não são recicláveis). Além disso, sempre que possível, certifique-se de que as embalagens foram minimamente higienizadas antes do descarte, senão podem afetar todo o processo de reaproveitamento.

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]