Drogas, a Série – Capítulo 4

Publicado em 27/05/2008 - Por

Drogas

Senhores leitores, venho esclarecer algumas dúvidas recolhidas entre amigos e parentes que se mostraram preocupados com a disponibilidade e o fácil acesso às drogas que temos hoje.

Importante

As informações disponíveis nesta página possuem apenas caráter educativo, sem a intenção de fazer apologia ao consumo de qualquer substância, lícita ou ilícita.

Qual a relação entre a disponibilidade de drogas (oferta) e o seu consumo (demanda)?

É certo que em situações onde o acesso às drogas é muito fácil, existe também uma tendência ao consumo descontrolado.
A situação onde a necessidade de drogas é menor corresponderia àquela onde, havendo equilíbrio dos padrões de consumo, predominaria o uso ocasional. Mas essa é uma situação intermediária difícil de ser atingida.

Não seria mais fácil impedir o acesso às drogas a proibir o seu consumo?

Se um jovem quiser experimentar drogas, vai sempre encontrar alguém que possa fornecê-las. Ainda que pudéssemos contar com todos os esforços policiais disponíveis, seria muito difícil o controle absoluto tanto da produção clandestina quanto da entrada de drogas ilegais em um país. Medidas para reduzir a oferta podem ser postas em prática, mas nunca teremos uma sociedade sem drogas.
De uma maneira geral, a experimentação de substâncias ilegais costuma ocorrer na metade ou no final da adolescência. Entre os jovens que experimentam drogas ilegais, a maioria entra em contato com o produto por meio de amigos. A maconha é a droga ilegal utilizada com mais freqüência. Por outro lado, os jovens sempre podem dar um jeito para obter drogas legais como álcool e solventes (cola, éter, benzina). Embora existam leis proibindo a venda dessas substâncias a menores de idade, é preciso impor o respeito às normas como exercício de cidadania.

Se não é possível acabar com a oferta de drogas, o que pode ser feito?

O importante é realizar um trabalho de prevenção, ou seja, diminuir a motivação que alguém possa vir a ter de usar drogas. Ainda, um trabalho de conscientização, revelando os danos, sociais, físicos e psicológicos, causados pelo uso de drogas, que é o que este blog vem tentando fazer com esta série.
E você, leitor? Qual é a sua opinião sobre a legalização ou a probição do uso das drogas? Você concorda que impedir o acesso às drogas realmente trará bons resultados, ou uma boa educação na escola seria mais eficiente?

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]