Filmes psicodélicos para abrir sua mente

Publicado em 06/05/2016 - Por Camila Canabarro

Depois de listar filmes obrigatórios para qualquer frequentador de festival, confira agora uma breve lista de filmes para expandir a sua mente.

A mente humana sempre foi um enigma para a nossa espécie, não importa o tempo ou lugar em que vivemos. Mas como a percepção funciona? Até que ponto pode a mente? E … há algo além da nossa consciência que não nos conseguem detectar? Estas são a base de perguntas que deu origem ao significado da psicodelia. Artistas são conecidos por enxergar além da complexidade das coisas e com o movimento psicodélico não é diferente. Muitas epssoas nos deixaram um legado como é o caso de “The Wall”, de Pink Floyd .

Eles têm feito muitas coisas para nos levar a uma contemplação mais profunda do ser humano, e para a sorte de muitos, você pode alcançá-lo através de imagens e sons, mesmo com a imaginação como um único motor pois sabemos que ingerir qualquer substância não é necessário para alterar a percepção, por isso listamos os filmes que deixam isso muito claro. Confira:

A Montanha Sagrada

A Montanha sagrada é classificado como um filme dos gêneros surrealista e de fantasia dirigido por Alejandro Jodorowsky, que também colaborou como ator, compositor, designer de cenário e figurinista. O filme foi produzido pelo empresário dos Beatles, Allen Klein, que trabalhava na ABKCO Music and Records, logo depois que Jodorowasky conseguiu emplacar o fenômeno underground El Topo que contou com a aclamação tanto de John Lennon quanto de George Harrison (Lennon e Yoko Ono investiram dinheiro na produção do longa). O filme foi exibido em vários festivais internacionais de filmes em 1973, incluindo Cannes, e algumas exibições limitadas em Nova York and San Francisco.

Planeta Fantástico

No planeta Ygam vive a raça dos Traags, seres com doze metros de altura que vivem meditando e atingiram os mais altos níveis de conhecimento. As crianças Traags gostam de cuidar de minúsculos animais, os Oms, considerados nocivos. Um determinado dia, uma criança Traag, chamada Tiwa, adota um bebê Om que ela batiza com o nome de Terr. Tiwa leva Terr a todos os lugares e assim o bebê Om começa a aprender os grandes conhecimentos dos Traags. Estes estão aborrecidos com a crescente degradação feita pelos Oms e decidem aniquilá-los.

Viagem alucinante

Oscar, um usuário de drogas pesadas, cuja irmã Linda é uma stripper, tem flashbacks de sua infância como o trauma da morte de seus pais e alucinações desconcertantes. Em uma transação de venda de drogas, Oscar é morto pela polícia, mas agora ele pode flutuar acima e olhar para baixo: no sofrimento de sua irmã e sobre a vida, mesmo em um nível molecular. As cores do espectro podem ser bonitas. E o que dizer da vida após a morte, há apenas mais de um vazio?

Across the universe

Década de 60. Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard).

Alice

Něco z Alenky (br / pt: Alice) é um filme checo surrealista de 1988 realizado por Jan Svankmajer, que combina acção real com animação stop motion.
Reconta as histórias clássicas de Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas e Alice do outro lado do espelho), mas num estilo diferente. Enquanto as histórias originais são mais fantásticas, excêntricas e alegres, Alice é um retrato mais sombrio e triste da saga Wonderland. A personagem principal é interpretada por Kristýna Kohoutová.

The Fall

Uma garotinha que se chama Alexandria se encontra em tratamento em um hospital por estar com um braço quebrado. A menina começa uma amizade com outro paciente do local, um jovem dublê de cinema que é internado no mesmo hospital. A partir desta relação, o ator começa a contar uma história fantástica de cinco heróis que juntam forças para derrubar um governador tirano, na Índia. Viajando por lugares exóticos e únicos, as personagens desta fantástica história irão enfrentar exércitos e perigos. Mas essas historias são contadas com um propósito apenas; que a menina pegue alguns medicamentos para o ator se suicidar.

Pink Floyd – The Wall

As fantasias delirantes do superstar do rock Pink, um homem que enlouquece lentamente em um quarto de hotel em Los Angeles. Queimado no mundo da música, ele só consegue se apresentar no palco com a ajuda de drogas. O filme acompanha o cantor desde sua juventude, mostrando como ele se escondeu do mundo exterior. Baseado no álbum “The Wall” do Pink Floyd.

Viagens Alucinantes

Altered States (conhecido no Brasil como Viagens Alucinantes) é um filme estadunidense de 1980 do gênero ficção científica dirigido por Ken Russell para a Warner Brothers. Roteiro foi adaptado por Paddy Chayefsky de uma novela de sua autoria e com o mesmo nome. Foi a única novela escrita por Chayefsky e também seu último filme. A história se baseia nas pesquisas de privação sensorial de John C. Lilly, conduzidas em um tanque de isolamento com uso de drogas psico-ativas tais como a cetamina e o LSD.

Foi o primeiro filme de William Hurt e Drew Barrymore (como sua filha pequena). A trilha sonora é do compositor clássico John Corigliano (com a condução de Christopher Keene), que venceu o Óscar de Melhor Música Original. Teve também uma indicação como Melhor Som.

A cela

Dentro dos confins de uma fazenda abandonada, Carl Stargher (Vincent D'Onofrio), um assassino cruel e psicologicamente instável, construiu “A Cela”, uma câmara para onde ele leva suas jovens e inocentes vítimas, antes de dar início a um sádico ritual pós-morte com seus corpos. Quando o FBI finalmente consegue capturar Stargher, ele sofre um violento ataque apoplético e entra em coma, sem dar nenhuma pista sobre a localização da Cela. Com uma jovem presa na câmara e tendo apenas mais 40 horas de vida, o FBI decide então procurar a Dra. Catherine Deane (Jennifer Lopez), uma terapeuta infantil que utiliza um avançado estudo neurológico que, misturado com habilidades empáticas e tecnologia de ponta, permite que alguém entre na mente de pessoas catatônicas, no intuito de ajudá-las a voltar realidade. Com a vida de uma jovem em perigo, Catherine concorda em usar o avançado método no próprio Carl Stargher, no intuito de descobrir qual a localização da Cela, com a própria terapeuta entrando na mente do assassino.

Isso não é um filme

Condenado pela justiça do Irã, o cineasta Jafar Panahi aguarda em prisão domiciliar pelo resultado de sua sentença no tribunal de apelação. Este “não filme” retrata um dia nesta difícil rotina do diretor perseguido pelo governo de Mahmoud Ahmadinejad.

 

Via Cultura Colectiva

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]