Perfil: Goa Gil

Publicado em 26/06/2008 - Por

Quem acompanha um pouco os acontecimentos e discussões sobre raves, já deve ter visto, em algum momento, uma imagem de um velhinho simpático, cabeludo, barbudo e sorridente, mas vestindo roupas coloridas demais para ser o Papai Noel. O nome dele é Gilbert Levey, mais conhecido como Goa Gil, mas se quiser pode chama-lo de “O Criador”.
Nascido em São Francisco, Califórnia (1951), Gil é um dos responsáveis pelo nascimento e disseminação do trance psicodélico nas praias de Goa, na Índia, em meados dos anos 80.
Durante a adolescência, integrou o movimento hippie Haight Hashbury e aos 18 anos deixou os Estados Unidos. Partindo para uma viagem espiritual, fez parte de um movimento que no final dos anos 60 levou milhares de pessoas aos ambientes exóticos de Goa, uma ex-colônia portuguesa na Índia. Chegando lá, Gilbert começou a mostrar aos indianos o rock americano, até o momento em que teve um contato mais profundo com a música eletrônica. “Existiam cinco bandas de rock na India naquela época e eu tocava em três delas” afirma Goa Gil.
“No final dos anos 70, comecei a ouvir música eletrônica e encontrei aí a combinação perfeita entre ritmos tribais do passado e sons futuristas, sintetizados, quase alienígenas. A música tornou-se um ciclo completo, do tribalismo ao cibertribalismo o que traduz de forma perfeita os tempos atuais. Quando toco, toda a música e a comunhão que dela deriva devem elevar-se ao espírito cósmico. Isto era o que os antigos xamãs e grupos tribais de todo o mundo faziam em tempos remotos. Eu me limito a atualizá-lo.” Explica Goa Gil.
Precursor do Goa Trance, Goa Gil é capaz de transformar as festas onde toca em verdadeiros rituais cerimoniais, buscando sempre a conexão entre batidas eletrônicas, espiritualidade e música, sem deixar  ninguém ficar parado. Apesar da idade, ele continua exibindo uma de suas principais características: a enorme resistência física no palco, podendo tocar, sem dificuldade, por horas a fio (seus sets podem chegar a 24 horas contínuas de duração).

Para Saber Mais

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]