Quem é: Goa Gil

Publicado em 02/02/2016 - Por Psicodelia.org

Goa Gil é Gilbert Levey. Nascido em 1951 em São Francisco, Califórnia, é um dos responsáveis pelo nascimento e disseminação do trance psicodélico nas praias de Goa, na Índia, em meados dos anos 80 e depois disso, ao redor do mundo.

Durante a adolescência, integrou o movimento hippie de Haight-Ashbury, um município na Califórnia que desde 1960 foi um ícone de contra cultura, sendo procurado por pessoas que não tinham condições de morar em locais nobres no norte da cidade. Em 1967 a área ganhou fama internacional como o paraíso das drogas e passou a ser frequerntado também por grandes nomes do rock psicodélico da época como Janis Joplin, Jefferson Airplane e Grateful Dead. 

 

No ano de 1969 Goa Gil deixou os EUA e partiu para uma viagem espiritual, fez parte de um movimento que no final dos anos 60 levou milhares de pessoas aos ambientes exóticos de Goa, uma ex-colônia portuguesa na Índia.. Após se fixar na região, Gilbert começou a mostrar aos indianos o rock psicodélico americano, até o momento em que teve um contato mais profundo com a música eletrônica. “Existiam cinco bandas de rock na Índia naquela época e eu tocava em três delas”.

No final dos anos 70, comecei a ouvir música eletrônica e encontrei aí a combinação perfeita entre ritmos tribais do passado e sons futuristas, sintetizados, quase alienígenas. A música tornou-se um ciclo completo, do tribalismo ao cibertribalismo o que traduz de forma perfeita os tempos atuais. Quando toco, toda a música e a comunhão que dela deriva devem elevar-se ao espírito cósmico. Isto era o que os antigos xamãs e grupos tribais de todo o mundo faziam em tempos remotos. Eu me limito a atualizá-lo.”, diz Goa Gil.

Logo Goa Gil começou a aprender Yoga, tomou gosto pela coisa e começou a procurar uma forma de mesclar a pratica indiana de exercícios com o som que estava produzindo. Encantado com a cultura de Goa, realizou uma renovação dos rituais tribais que aconteciam na região, além de produzir um novo tipo de música que revolucionou as festas locais. O novo estilo não era uma música apenas para curtir: ela buscava elevar a consciência do público, promovendo a sintonia entre natureza e meditação: nascia o que hoje chamamos de Goa Trance.

 

O encontro de duas lendas: Goa Gil e Albert Hoffmann

 

Goa é capaz de transformar qualquer festa em um verdadeiro ritual, buscando sempre entrelaçar a música com a espiritualidade. Apesar da idade ele continua se apresentando em diversos festivais de cultura alternativa por todo o mundo, já que tem uma ótima resistência física e consegue tocar por horas a fio, chegando a apresentar sets com mais de 24 horas ininterruptas de duração!

O mestre Goa Gil foi um dos primeiros a propor que as festas de música eletrônica se tornasem lugares para iniciar uma reação da consciência, onde as pessoas em meio a natureza usam a música para se conectar com o universo. Para ele cada festa de Psytrance é uma nova experiência onde as pessoas tendem a ficar mais conscientes para o caminhar da humanidade.

Desde sua primeira vinda ao Brasil (em 2002), Goa Gil se apresenta quase que anualmente no país. Ele tem seu projeto de trance psicodélico e em paralelo tem o projeto The Nommos em parceria com a sua esposa Ariane MacAvo. 

 

 

PARA SABER MAIS

[products limit="8" orderby="rand" order="rand"]